Superstar: um dos ícones da adidas

Ele nasceu nas quadras, ganhou as ruas e perto de completar 50 anos está longe de se afastar do estrelato: conheça a história do adidas Superstar.



Se você nunca colocou os pés em um adidas Superstar, certamente não foi por falta de oportunidade. O tênis é um dos mais populares do mundo e um dos mais emblemáticos sneakers da adidas. Sua história, que nasce nas quadras de basquete no fim dos anos 60, passa pela música, pela cultura urbana, influencia toda a cultura sneaker e se reinventa a cada ano.

Hoje, quase cinco décadas depois do seu lançamento, o Superstar se firmou como um verdadeiro ícone e mantém toda a sua força e popularidade.

D13-5933-440_zoom2.jpg

 

Superstar: um tênis nascido nas quadras

Criado em 1969 para uso no basquete, o tênis logo chamou a atenção pelo seu design low top, diferente dos tênis de basquete utilizados na época. A famosa concha de borracha, criada para proteção, também destacava o tênis, que passou a ser usado por alguns dos melhores jogadores da NCAA e da NBA, com destaque para Kareem Abdul-Jabbar.

Nos primeiros anos do Superstar na NBA, o tênis chegou a ser utilizado por 75% dos jogadores de basquete, um sucesso que se refletiu em vendas, principalmente entre os fãs do esporte.



Os anos 80 e o Run DMC

Em 1981, nasce o Run DMC. Um grupo de rap conhecido por suas músicas e também por ter um estilo próprio – que seria fortemente copiado anos depois -, caracterizado por seus agasalhos, correntes, chapéus e outros acessórios, e principalmente pelo uso do adidas Superstar sem cadarço.

A fama do grupo e o lançamento da música “My Adidas” extrapolam a fama do sneaker para além dos limites das quadras de basquete. Conta-se que durante um show, em 1986, ano de lançamento da música “My Adidas”, a banda pediu que aqueles que estivessem usando um Superstar levantassem o tênis. Resultado: 10 mil pessoas mostraram seus adidas.

O sucesso da música e do tênis renderam não apenas fama para o Run DMC, mas também um contrato milionário com a marca. O grupo continuou promovendo o Superstar como já fazia e a cena mudaria para sempre, com outros rappers, artistas e ícones da cultura pop se associando ao mundo sneaker, seja pelo estilo, seja por outras marcas.



O estrelato continua

O adidas Superstar nasceu nas quadras, já foi associado ao rap, ao rock, à moda e já apareceu em jogos de videogame, fortalecendo ano após ano seu status de tênis versátil e atemporal.

Nos últimos anos, os esforços da adidas levaram o Superstar a collabs com nomes como Rita Ora, David Beckham e Pharrell Williams, expandindo o sneaker para outros territórios da cultura pop.

D13-5933-440_zoom4

Atualmente, o sneaker faz sucesso entre os públicos mais distintos e faz parte do catálogo da adidas Originals, onde a marca trabalha suas linhas mais urbanas. E perto de completar 50 anos de idade, parece que ele está bem longe da aposentadoria.